Importância das minhocas para a humanidade

1 Introdução

As minhocas são animais extremamente antigos e povoam a Terra há aproximadamente 600 milhões de anos.

Ao longo da história da humanidade sempre despertaram a atenção de pessoas mais sensíveis ao trabalho executado por esses animais na natureza, como exemplo tem-se a relação dos faraós no antigo Egito com esse anelídeo, por conhecerem os benefícios que causavam ao solo.

No Antigo Egito foram tratadas como “animal sagrado” e a Rainha Cleópatra (69 a.C. a 30 a.C.) conferiu-lhe o título e, por meio de um Decreto Real, punia, com pena de morte, quem removesse esses pequenos animais daquele território.

Aristóteles (filósofo grego; 384 a.C a 322 a.C.) – denominou-as de “os intestinos da terra”;

Charles Darwin – em 1881, no livro “A formação da terra vegetal pela ação das minhocas” – explica a verdadeira função destes invertebrados no solo. Além disso, proferiu a emblemática frase: “O arado é um dos inventos mais antigos e mais preciosos do homem, porém, antes de sua invenção, a terra já foi arada pelas minhocas”.

2 Espécies que mudaram o mundo

 No livro “What on Earth Evolved? … in Brief: 100 species that have changed the world” “As espécies que mudaram o mundo”, Lloyd (2010) ranqueou as 100 de maior destaque,  numa escala de  500 pontos possíveis, baseando-se  em cinco critérios: a) impacto evolucionário; b) impacto na história da humanidade; c) impacto ambiental; d) alcance global;  e) longevidade. Nesse contexto, as minhocas atingiram o topo da lista,  com 431 pontos, enquanto a espécie humana (Homo sapiens), atingiu o 6o lugar. Diante dessa situação, Lloyd afirma que as minhocas são as espécies mais influentes do planeta (Figura 1).

Figura 1 – Ranking das espécies que mudaram o mundo (LLoyd, 2010).

 

As minhocas sobreviveram a cinco grandes extinções de vida na Terra e tornaram a civilização humana possível, ao produzirem e fertilizarem o solo, onde nascem as plantas das quais os animais, como nós, se alimentam. Se não fosse pelas minhocas, a regeneração contínua dos solos ao redor dos vales úmidos de rios, como o Nilo, o Indo e o Eufrates, as primeiras sociedades agrícolas do Egito, Índia e Mesopotâmia nunca teriam conseguido construir os primeiros centros urbanos da humanidade.

O autor, jornalista da ciência, explica que os resultados do ranking são: “uma maneira pessoal de deixar claro que os seres  humanos não estão, necessariamente, no topo da escada da vida, como sugere a história tradicional.”

3 Potencial de utilização das minhocas epigeicas/detritívoras no século 21

 Atualmente, pensar na utilização de minhocas restritamente para decomposição e estabilização de resíduos orgânicos, com o objetivo de obter vermicomposto ou húmus de minhoca ou simplesmente proteína, é uma visão distante da realidade mundial. A criação de minhocas vai muito, além disso, tanto que em diversos países são utilizadas com finalidades distintas, tais como:

  • Estabilização de resíduos agropecuários, agroindustriais, industriais e urbanos;
  • Na pesca, como isca, para peixes de águas doce ou salgada;
  • Na forma de farinha, para formulação de rações para animais domésticos (peixes, aves, suínos etc.) e humanos;
  • De forma in natura na alimentação animal e humana;
  • Na indústria farmacêutica, para a produção de medicamentos e cosméticos diversos;
  • Na Medicina, para o tratamento de diversas doenças e estudos genéticos;
  • Na limpeza de estações de tratamento de esgoto e estudos sanitários;
  • Como bioindicadora de áreas contaminadas com produtos químicos;
  • Em estudos ecotoxicológicos para utilização de agroquímicos;
  • Na despoluição de solos contaminados com petróleo.

O reconhecimento do trabalho desses animais está cada vez mais evidente em todo mundo, destacando-se a participação da Espanha, onde há homenagem à minhoca em forma de escultura em praça pública.

4 Homenagem às minhocas

a) A prefeitura da cidade de Vigo, na Espanha, reconhecendo a importância do trabalho das minhocas no solo, colocou na Praça da Miñoca uma escultura gigante desse animal, de autoria dos arquitetos Javier Pena Fernández, Mariano de Labra, Cesar Jiménez, Antonio Davila e Luis Meijide.

Mais detalhes:

https://planetatour.wordpress.com/2011/11/14/minoca-vigo/

b) A empresa Minhobox, sediada em Juiz de Fora – MG, expôs no pátio da empresa uma estrutura gigante da minhoca da Califórnia (Eisenia andrei) para valorizar a importãncia desse animal.

Mais detalhes:

www.minhobox.com.br

Referências

Lloyd, C. What on Earth Evolved? … in Brief: 100 species that have changed the world. Londres: Blomsburry, 2010.

 

Temas recentes

Chá de vermicomposto

1 Introdução A aplicação de chás ou extratos aquosos é uma prática muito antiga na agricultura, que utiliza como matéria-prima compostos orgânicos ou estercos, e

Resultados de pesquisas

Neste tema, o leitor encontrará resultados de pesquisas relacionadas à tecnologia da vermicompostagem, aos produtos derivados e aplicações, como também aqueles relacionados à: biologia das

Produtos derivados e aplicações

1 Introdução A vermicompostagem, assim como a minhocultura estão em plena ascensão, sendo difundidas e praticadas em praticamente todos os continentes. Dessa forma, a cada